Caracterização

A freguesia de Carnide pertence ao concelho de Pombal, distrito de Leiria, e situa-se a 12 quilómetros da sua sede concelhia. Com urna área de 19, 2 quilómetros quadrados, confinando, a norte, com a Freguesia de Ilha e Pombal, a nascente, com Vermoil e Colmeias, a poente, com Bajouca e a sul, com Souto da Carpalhosa e Bidoeira. É composta pelos lugares de Alto dos Mendes, Bouchada, Cabeça Gorda, Carnide, Carnide de Baixo, Carnide de Cima, Casas de Baixo, Cavada, Feteira, Machuqueira, Marco, Martim Godim, Mendes, Outeirada, Palha Carga, Picotos, Vale da Cabra, Vale da Cruz, Vale das Moitas, Vale do Cinzeiro, Vale do Feto, Vale do Freixo, Vale do Salgueiro,Vale Travesso, Valeirão e Vesparia.
 
Actualmente, são poucas as pessoas que se dedicam aos labores agrícolas, cultivando batatas, cereais, feijão, produtos hortícolas e vinha, em pequenas propriedades para autoconsumo.
Nos anos 90, o sector secundário foi um dos principais pilares da economia local, devido, essencialmente, à construção civil e aos transportes pesados de mercadorias. 
 
Quanto ao sector terciário, a Freguesia encontra-se dotada de alguns serviços públicos e privados. 
A oferta comercial existente é su?ciente para suprir as necessidades da população.